ROSELI RODRIGUES

Uma história para contar
cccccc
ROSELI RODRIGUES

FUNDADORA DO GRUPO RAÇA

 
div_tit.jpg

O Grupo Raça, em três décadas de trabalho ininterrupto, passou por muitas provas ainda assim manteve, ao longo destes anos, uma proposta de trabalho capaz de sensibilizar e despertar, unanimamente, a atenção do público.

 

Sua fundadora, Roseli Rodrigues (1955 - 2010) imprimiu indeléveis características em seu trabalho criando um estilo próprio, o “Jazz do Raça”, pautado em vitalidade e emoção. Uma dança de fibra jovem, coração forte e pulmões aeróbicos, com reconhecida qualidade poética, artística e técnica.

 

No início dos anos 80, Roseli e Milton Rodrigues eram proprietários da Academia Long Life, um espaço destinado à atividades físicas e sede do primeiro elenco formado por integrantes vindos da Faculdade de Educação Física onde se formaram. Logo veio a participação no primeiro Festival competitivo, o ENDA (Encontro Nacional da Dança), com uma coreografia ao som de Milton Nascimento e intitulada “Raça”. O Prêmio do Festival inspirou e rendeu o nome do Grupo, surge então o GRUPO RAÇA.   

 

Roseli, enquanto Professora, Coreógrafa e Diretora do Grupo, alcançou diversos estados brasileiros, cruzou fronteiras e oceanos. Levou sua Raça e seu Grupo a países vizinhos e aos palcos da Itália (Roma, Terni, Salermo, Tagliacosa, Crotone, Enna, Calabicheta, Piazza Armería e outras cidades da Sicília) e também aos de Portugal (Sintra, Lisboa).

 

Coreografou, como convidada, para grupos nacionais, entre eles o Ballet do Teatro Guaíra (Curitiba, PR) e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). A eles somam-se os Musicais “Vitor ou Vitória” (estrelado por Marília Pêra e Direção de Jorge Takla), “Godspell” (Direção de Miguel Falabella) e o longa metragem “Aquária” (Direção da cineasta Flávia Moraes).

 

As obras de sua autoria renderam-lhe inúmeros prêmios, bailarinos apaixonados e fãs fiéis.

 

Abriu espaço para que seu Grupo fosse coreografado por renomados profissionais como Luis Arrieta, Ivonice Satie e Henrique Rodovalho. 

 

Foi Professora e Jurada em Festivais nacionais/internacionais e programas de TV. Em 2003/04 atuou como membro do Conselho Consultivo do Instituto Festival de Dança de Joinville (SC) e da Comissão de Artes Cênicas e Música do Conselho Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. 

 

Roseli Rodrigues, uma das precurssoras do Jazz no Brasil, deixou o mundo da dança na madrugada de 18 de março de 2010.

 

O legado de Roseli vai muito além de seus trabalhos coreográficos e de uma boa escola, foi chamada a habitar o imaginário de três gerações de bailarinos, acordando neles um modo distinto de abordar a dança.

 

Proteger este patrimônio ficou a cargo da Família Rodrigues que se dedica, incansavelmente, em perpetuá-lo. Ao lado estão profissionais trabalhados e treinados por ela, os quais entendem o desafio de trazer o Estilo à contemporaneidade sem abandonar o compromisso com a excelência técnica, originalidade na concepção das obras e comunicação afetiva com o público, itens marcantes no DNA da Família Raça.  

 

Saiba mais sobre nós visitando as demais páginas e venha pessoalmente sentir a energia, disposição, união e paixão pela Dança que movem o Raça Centro de Artes.

 

Sejam todos Bem-Vindos!

Roseli Rodrigues.jpg
0,15 x 0,10(.jpg
06 Festival Raça 2009.jpg
Roseli e Filhos.jpg